Por Larissa de Oliveira, diretora da Gaster Comunicação
Versão feminina do sucesso ‘Onze Homens e Um Segredo’ (2001), o filme ‘Oito Mulheres e Um Segredo’ chega as salas de cinema de Rio Preto e região. Com atrizes como Sandra Bullock e Cate Blachett no elenco, o longa vai muito além do roubo de mais de US$ 150 milhões, que acontece no museu Metropolitan, durante o baile mais disputado em Nova York, o Met Gala.
Oito Mulheres é a prova de que juntas conseguimos muitas coisas – assim como a associação Meninas Empreendedoras acredita (mas que fique claro, não vamos praticar nenhum crime..,rssrs). Fala daquela quebra de paradigma de que ‘mulheres se tratam como rivais’, ‘não existe união entre mulheres’ ou do estereótipo como ‘clube das luluzinhas’. Além disso, traz os diversos lados de uma mulher: mãe, empresária, dona de casa, esposa e assim por diante.
Não é de hoje que a indústria do cinema tem jogado luz ao empoderamento feminino e suas variações dentro das obras, ao mesmo tempo que cada vez mais surgem denúncias de assédios vividos pelas atrizes, funcionárias, produtoras e afins. Claro, temos muito que evoluir ainda, enquanto humanos e coletivo.
Ele pode até não ser um sucesso de bilheteria, mas Oito Mulheres trás para a sétima arte aquilo que o público final tem procurado. Nem todas as mulheres choram com filmes fofos, os chamados água com açúcar ou têm sonhos eróticos com o Christian Grey.
A quebra de paradigma também já acontece nos conteúdos infantis. Na animação Wifi Ralph, a personagem Vanellope representa a menina/ mulher da atualidade, que não tem cabelos mágicos e muito menos que depender de um ‘homem forte ou príncipe’ para solucionar os seus problemas – como dito no trailer. Criticando assim os próprios estereótipos da Disney. O filme deve estrear em 2019.
Diante desses e de outros sinais, eu te convido para uma reflexão:
Se a indústria do cinema e outras tantas áreas estão apoiando e investindo no empoderamento feminino e na união delas, com certeza esses assuntos não são mimimis. Claro que eles estão visando a lucratividade dos seus bens. Segundo pesquisa do IBGE, 80% das decisões de consumo são tomadas por mulheres.
Já parou para calcular o quanto sua empresa está perdendo por não saber se comunicar de forma correta com esse público final? E nem tente fazer algo que não faz parte da identidade filosófica do seu negócio, aquele ‘da boca pra fora, sabe’. Afinal, temos sexto, sétimo, oitavo e outros tantos sentidos….e, se unidas temos a capacidade de ‘roubar um banco – como ilustra o filme’, imagina o que pode acontecer com a sua marca.
Obs: quem aí topa uma caravana para assistir ao Oito Mulheres? Só me chamar.
Assista ao trailer do filme ‘Oito Mulheres e Um Segredo’
Confira aos horários das sessões do filme ‘Oito Mulheres e Um Segredo’ em Rio Preto
Assista ao trailer do filme Wifi Ralph
2 comentários. Deixe novo
Gostei muito do texto!!!
Que bom!!!